Sobre a Artista



Artista plástica Andressa Carvalho

Arte e Design Sustentável


Ousada, criativa e talentosa, a artista de senso estético apurado,  cria objetos de decoração, acessórios femininos  e cenografias também reaproveitando materiais que seriam descartados no lixo.  Resíduos de papel, telas, luminárias, utensílios domésticos, madeira, tecido e tudo  mais que possa  ser transformado, reinventado  e continuar vivo, vira arte nas mãos  habilidosas de Andressa. E tudo isso  de uma maneira sustentável, colaborativa e inovadora.

Estudou pintura, restauração e História da Arte. Desenvolve projetos sócio-ambientais para instituições desde 2011,  e produz arte sustentável desde 2007, onde iniciou sua carreira participando  do projeto  “TERRA DEUSA”, em São Sebastião/SP. Ministrou  inúmeras oficinas de reciclagem com papel, moda ecológica e reciclagem orgânica.

Desenvolveu  muitos  produtos  como sousplats feitos com jornal, porta guardanapo feitos com garfos usados, sacolinhas feitas de revistas e muito mais. Seu trabalho pode ser apreciado  na decoração sutentável e aconchegante do  Quiosque Philosofy, em São José dos Campos, onde Andressa presta serviços há 5 anos.

A peça da artista plástica Andressa de Carvalho  que está em  maior evidência no momento  é a  linda clutch de papel,  feita com  material gráfico  descartado (geralmente revistas de design, moda, fotografia,  viagem e decoração). Este  acessório feminino  é trendy, chic, exclusivo e colorido. Foi desenvolvida com a proposta de uma arte alternativa  para reduzir o lixo que vai para os aterros,  e também com o intuito de  promover o consumo consciente e  manter viva a arte gráfica da revista. Mulheres antenadas, de atitude e com muito estilo,  se apaixonarão por esse acessório que vai muito além da beleza e do trabalho minucioso da artista.

Andressa trabalha fazendo parcerias com micro e pequenas empresas que contratam seus serviços para dar um destino adequado aos seus resíduos  ou  compram sua arte (embalagens, decoração, acessórios de moda, homeware).  As clutches  e outros produtos da artista também fazem parte de um  trabalho de inclusão social  em parceria com algumas instituições e ongs  do Vale do Paraíba, fazendo sua parte em responsabilidade sócio-ambiental.  Alguns parceiros são:  Centro de Empregabilidade do Hospital Pro Visão e a Casa Recomeço do Instituto Oncológico do Vale (IOV).

Andressa também projetou e executou a instalação de cenários para  espetáculos e shows, como os da artista Cintia Jardim, onde  pesquisou materiais sustentáveis específicos, de acordo com as características  e necessidades do evento.No momento  é colaboradora do programa televisivo Planeta Vanguarda, na Rede Globo (TV Vanguarda), no bloco “Eu que fiz”, com dicas para  produzir artesanato sustentável.

Reusar, reciclar e reduzir são atitudes muitíssimo apreciadas nos dias de hoje. Ao descartarmos o papel e outros resíduos na natureza, sem coleta e destinação adequadas, acontece o acúmulo dos mesmos nos aterros sanitários, o que contribui efetivamente para a degradação e poluição do nosso precioso meio ambiente. . E a melhor solução para evitar isso é a reciclagem.  E melhor ainda, transformar o lixo em arte!

" Eu faço arte sustentável pelo desafio de trabalhar com o que é inusitado, com o que é descartado. Pela magia de criar o novo a partir do velho, de fragmentar o pesado e restabelecer a leveza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário